Literatura - Artigos Boas Novas - Pão e peixe

PÃO E PEIXE


Mais de uma vez Jesus comparou a pregação do Evangelho com pesca. Mais de metade dos seus primeiros seguidores eram pescadores, e para quatro deles, pelo menos esta era a sua subsistência.

O seu convite para eles era caracteristicamente colorido:

"Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram." (Mateus 4:18-20).

Mar da Galileia

Este é um dos vários nomes para o maior lago, na terra de Israel. Ele ainda tem alguns peixes, mas nos tempos bíblicos ele mantinha por volta de uns 230 barcos de pesca cujas tripulações forneciam dezenas de pequenas cidades e aldeias ao redor de suas costas. O peixe era preparado e enviado para todo o país.

A partir destas cidades da Galileia e de mais longe, milhares de homens, mulheres e crianças se reuniam para ouvir Jesus, como se fossem um cardume de peixes com fome que viesse a uma fonte de boa comida! Eles estavam habituados sermões secos e legalistas dos rabinos, mas o ensino de Jesus era emocionante e compreensível e oferecia uma esperança real, assim como é para nós nos dias de hoje. O relato histórico diz que:

“A sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou. E da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e dalém do Jordão numerosas multidões o seguiam" (Mateus 4:24-25).

Profecia sobre o Messias

Jesus não anunciou abertamente que ele era o Filho de Deus, o prometidoMessias; em vez disso, ele começou a fazer as coisas que o Antigo Testamento disse que o Messias faria quando viesse.As pessoas poderiam então chegar à conclusão de sobre quem ele era, assim como nós temos que fazer. Um exemplo foi Isaías 25:6 que disse:

"O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados."

As palavras estão cheias de simbolismo, claro, mas no início do ministério de Jesus ele tinha demonstrado o seu poder de prover vinho, e era vinho da melhor qualidade (João 2:1-11).Agora a oportunidade chegou para mostrar que ele poderia proporcionar bom alimento também.

Quando Jesus estava em qualquer lugar próximo, as pessoas esqueciam de comer e ouviam-no durante horas. Quando ele mudou-se para outra aldeia a multidão seguiu-o de perto. Mateus diz-nos:

"Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças." (Mateus 14:15-21).

Poder de Deus

Dois peixes e cinco pães foram multiplicados para que fossem suficientes para alimentar cerca de cinco mil famílias. Processos que continuam todos os anos nos mares, rios, lagos e campos aconteceram em minutos, nas mãos do Filho de Deus. A oferta era tão abundante que doze cestos de sobras foram recolhidos pelos discípulos de Cristo. Este milagre é tão importante que foi registado em todos os quatro Evangelhos, e de cada um nós podemos aprender coisas diferentes. O apóstolo João diz-nos como Jesus salientou que o poder não era seu, mas de seu Pai Celestial:

"Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz" (João 5:19).

Foi, naturalmente, uma demonstração maravilhosa que o poder de Deus, trabalhando através de Jesus, pode fornecer todas as necessidades físicas da humanidade, e que foi intencional. Jesus é o único que pode corrigir os erros do mundo, e ele vai fazer "o ermo exultará e florescerá como o narciso", quando ele retornar para governar como Rei (Isaías 35). A multidão percebeu o que ele podia fazer e queria aclamá-lo como Rei aí e depois também (João 6:15).

Mas o alimento físico não é tudo para a existência humana. Jesus viera para chamar as pessoas para ser cidadãos de um futuro Reino, não para criá-lo instantaneamente. No início de sua história, Deus ensinou a isto ao povo Judeu quando Moisés disse:

"Ele (Deus) te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem" (Deuteronómio 08:03).

A Nossa Maior Necessidade

Estas verdades espirituais não são óbvios aos homens e as mulheres cujas mentes estão centradas na rotina diária. Durante a noite houve uma grande tempestade, mas Cristo e os seus apóstolos tinham atravessado para o outro lado do lago. A sua audiência no entanto conseguiu localizá-lo e reuniram-se perto dele novamente no no dia seguinte. Muitas delas estavam mais interessados num almoço grátis do que em levar a sério o que ele queria que eles aprendessem sobre os caminhos e propósitos de Deus. Jesus sabia disso, e de uma forma que surpreenderia muitas pessoas cujas ideias sobre Jesus vieram só de ouvir superficial trechos sobre ele, deliberadamente ele peneirou os buscadores da verdade a partir dos simples interesseiros.

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo" (João 6:26-27).

Tão importante como o milagre tinha sido em aliviar as dores da fome imediata, e também fornecer um vislumbre das bênçãos do futuro Reino, era ainda mais importante como uma parábola. Jesus passou a dizer coisas difíceis, não se esforçando para tornar o seu significado mais fácil, porque ele queria que seus ouvintes pensassem seriamente sobre as coisas espirituais.

"Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede... Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele" (João 6:35-56).

Palavras Duras

O resultado desse ensino na sinagoga em Cafarnaum, foi que muitos dos pretensos discípulos – aqueles que só queriam pães e peixes – abandonaram Jesus. Aqueles que tomaram suas palavras sem refletir sairam abanando a cabeça. Apenas uns poucos estavam dispostos a compreender que pelo seu “sangue” e sua “Carne”, ele queria dizer a sua vida, o seu verdadeiro eu, tudo para o que tinha vivido – e que se o tomamos em nossas vidas dessa forma e permitimos ser alimentados espiritualmente por ele, nos será concedida a vida eterna, quando ele voltar à terra.

Jesus uma vez contou uma parábola sobre o momento em que ele vai voltar do céu para julgar o mundo. Novamente ele irá corrigir o que está mal e separará os seus verdadeiros seguidores daqueles que são realmente indiferentes ao seu ensino. Ele usou a experiência de um pescador para descrever o processo que vai ter lugar:

"O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos" (Mateus 13:47-49).

Se queremos estar com Jesus através das eras da eternidade, precisamos segui-lo agora por todas as razões certas. Não é apenas o que ele pode fazer por nós, mas também o que podemos fazer por ele.

John Woodall

(Article: Loaves and Fishes, Glad Tidings 1515, pag. 14 - 16)

<- Voltar ao Índice de artigos.

Índice