Literatura - Artigos Boas Novas - Mais acerca da Semente prometida

MAIS ACERCA DA SEMENTE PROMETIDA


Abraão recebeu muitas promessas de Deus que são princípios básicos. São acerca do seu descendente ou descentes - a palavra "semente" pode significar qualquer um desses. No artigo anterior, Dudley Fifield explicou que cada promessa precisa de ser cuidadosamente examinada para ver se se refere à nação que descende de Abraão, ou a um descendente em Especial. Ele resume o que descobriu até agora e mostra como essas promessas começaram a se cumprir.

Sumário

O seguinte emergiu do nosso breve estudo das passagens relevantes:

  1. A semente natural de Abraão, as doze tribos de Israel, foi-lhes prometido que possuiriam a terra de Canaã como herança eterna.

  2. Abraão seria pai de uma multidão de nações(isto quer dizer que ambos Judeus e Gentios poderiam descender dele).

  3. A sua semente (singular) herdaria a porta dos seus inimigos e nele todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Agora iremos ver cada uma destas categorias da promessa, uma de cada vez.

A Semente Natural de Abraão

As doze tribos de Israel originaram-se de Jacó, neto de Abraão, e tornaram-se no povo escolhido de Deus. Eles eram para ser os guardiões da Verdade de Deus e foram comissionados com estas palavras, faladas por Deus no Sinai:

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa" (Êxodo 19:5,6).

Um sacerdote é o representante de Deus entre os homens. Mostra Deus aos homens e trás os homens até Deus. Como nação, Israel tinha esta responsabilidade sacerdotal entre as nações da terra (veja Deuteronómio 4:5-8). Como o apóstolo Paulo expressou quando escreveu aos Romanos, os Judeus tinham estes benefícios:

"... dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne" (Romanos 9:4,5).

O registo do Antigo Testamento é a história triste de como este povo privilegiado falhou em viver à altura das suas responsabilidades e de como, em consequência, Deus derrubou o reino deles e os espalhou pela terra.

Promessas Pactuais

Deus no entanto manteve-se verdadeiro para com o seu pacto, e não desistiu do Seu povo. Em vez disso a promessa é novamente reiterada vez após vez que:

"Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho" (Jeremias 31:10).

Veja também Deuteronómio 30:1-3; Isaías 11:11,12; e Ezequiel 37:12,21,22.

Isto não é um ensinamento só do Antigo Testamento mas encontra-se também no Novo Testamento. O Senhor Jesus disse:

"Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem" (Lucas 21:24).

O apóstolo Paulo escreveu isto acerca de Israel:

"Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" (Romanos 11:11,12).

"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados" (Romanos 11:25-27).

Israel Reunido de Novo

A promessa era que a nação de Israel seria trazida de volta para a sua antiga terra e que o povo se reconciliará com o Senhor Jesus Cristo, o seu Messias. Nesse dia reconhecê-lo-ão por fim como o salvador que Deus enviou, mas seus pais crucificaram-no. Como diz o profeta:

"Sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito" (Zacarias 12:10).

A restaurada e arrependida nação então herdará a terra em cumprimento da promessa que Deus fez a Abraão. Esta grande nação herdará a terra para sempre; será a sua herança perpetuamente - de geração em geração. Ocuparão a terra como mortais, servindo no vindouro Reino de Deus que estará centrado em Jerusalém, durante o reinado milenar do Senhor Jesus Cristo - o Milénio. E sabemos quem guiará e dirigirá a nova não durante essa era maravilhosa, pois Jesus fez esta promessa aos seus discípulos:

"Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel" (Mateus 19:28).

Dudley Fifield

(Article: More About The Promised Seed, Glad Tidings 1505, pag. 9,10)

<- Voltar ao Índice de artigos.

Índice