Literatura - O Caminho da Vida

4 - IMPORTA O QUE VOCÊ ACREDITA?


O que você acredita é vital. Eva acreditou na serpente em vez de acreditar em Deus e isso levou-a à morte. Alguns dizem que a sinceridade é tudo o que é preciso, mas podemos estar sinceramente errados. A Bíblia diz-nos no que devemos crer e porque isso é tão importante.

Passagem em foco: Revelação 2:18-29

Jesus escreveu cartas para sete das igrejas na província Romana da Asia. Estas cartas mostram o seu julgamento sobre a saúde espiritual de cada uma das igrejas. Algumas recebem louvor enquanto que outras são criticadas. Na sua carta para os crentes de Tiatira, Jesus primeiramente louva-os pela sua fé, obras e preseverança. Depois critica-os por tolerarem Jezabel, uma mulher cujos ensinamentos eram errados. Foi-lhe dado bastante tempo para arrepender-se e Jesus não queria que eles aceitassem esta mulher ou os seus ensinos e adverte que ele os irá julgar.

Veja 1 Reis 21:25-26

  1. Você pensa que o nome da mulher era mesmo Jezabel ou foi chamada de Jezabel porque o seu comportamento era como o da Jezabel do Antigo Testamento?
  2. Se os crentes não deviam tolerar Jezabel, que deveriam fazer?
  3. O que iria Jesus fazer a Jezabel e aos seus seguidores?
  4. O que Jesus exigiu para que os crentes fossem salvos?
  5. O que havia de errado com os ensinamentos de Jezabel? Encontre versículos que contradigam o seu ensino.
  6. A Jezabel e os seus seguidores poderiam ser perdoados? Se sim, como?

A verdade importa!

Já alguma vez acreditou sinceramente em algo e que considerava ser um facto e mais tarde veio a saber que estava errado? Pode ter sido alguma coisa de pouca importância como ter a certeza de que não gostava de certo tipo de comida - até que um dia foi forçado a provar e descobriu que até gostava bastante! A sua sinceridade fez com que estivesse certo? Claro que não. Sinceridade nunca substitui a exactidão, mas é essencial em conjunto com a exactidão. Acreditar sinceramente que está a ir na direcção correcta não fará conque chegue ao destino se for na direcção errada.

Logo, a verdade importa, crenças importam e a sinceridade importa, mas quanto?

Crença no Antigo Testamento

Veja Capítulo 15. Acontecimentos no Éden

Deus mostrou logo muito cedo que acreditar no que ele disse era mais importante que tudo o resto. Ele disse a Adão e Eva que morreriam se comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente disse a Eva uma história diferente e Eva escolheu acreditar na Serpente. A sua crença erronea levou-a à morte como Deus tinha prometido.

Na Lei de Moisés, Deus disse novamente ao seu povo para que cressem nele e o adorassem da maneira requerida. Não foi permitido a Israel escolher a maneira de como deveriam adorar a Deus - ele mostrou-lhes o seu poder e então disse-lhes o que era correcto e como agradar-lhe.

Não farás assim ao SENHOR[como os Canaanitas fizeram], teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses. (Deuteronómio 12:31)

Em Malaquias, no final do Antigo Testamento. Deus queixou-se dos Levitas. Fora-lhes dado o serviço de ensinar a lei de Deus aos Israelitas, para que soubessem o que era certo e o que era errado.

Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 2:8)

Era o ensino deles importante ou não? Claro que era! Os sacerdotes ensinavam coisas erradas acerca de Deus, e assim Deus estava zangado.

Só o Cristianismo pode salvar

Actos 4:10-12

Muitas pessoas hoje em dia dizem que as diferentes religiões são apenas caminhos diferentes para o mesmo objectivo. Tais pessoas dizem-nos que Hinduismo, Budismo, Islão e todas as outras religiões podem levar-nos à salvação. Quando lemos a Bíblia, no entanto, diz que so se pode ser salvo dos nossos pecados através de Jesus. Então se aceitamos a Bíblia, não podemos aceitar nenhuma outra religião a não ser o Cristianismo. Deus enviou o seu filho para ser o salvador do mundo. É por isso que era tão importante que os seus apóstolos fosse pelo mundo e pregrassem as boas novas a todas as pessoas. Somente o Cristianismo pode oferecer a esperança da salvação.

Só o verdadeiro Cristianismo pode Salvar

No Cristianismo existe uma grande variedade de crenças, e cada pessoa precisa de decidir quão importante são as suas crenças. Na passagem em foco, Jesus mostrou que só ser Cristão não chega, os seus seguidores tinham que ser verdadeiros Cristãos.E isso faz sentido - se afirmamos seguir alguém, tentamos ser como essa pessoa.

Algumas passagens relevantes
Deus está próximos daqueles que têm a verdade: Salmo 145:18.
As pessoas precisam de crenças exactas: Actos 16:13-15; 18:24-27; 19:1-6.
A congregação requere uma verdade partilhada: 2 Coríntios 6:14-17; Efésios 4:3-6.
Os que ensinam devem:
  • ensinar a verdade e não o erro
2 Coríntios 4:2; 1 Timóteo 6:3-6.
  • não ensinar regras feitas pelos homens
Mateus 15:7-9; Gálatas 1:8-11; Colossenses 2:20-23; 1 Timóteo 4:1-5; Hebreus 13:9.
Os professores de doutrina falsa:
  • recebem a ira de Deus
Jó 42:7; Gálatas 1:8-11; 2 Tessalonicenses 1:7-9; Apocalipse 2:14-16, 20-23
  • devem ser impedidos
1 Timóteo 1:3-11.
  • não devem ser recebidos
2 João 10-11.
  • desencaminham as pessoas
Mateus 23:13-15.
As pessoas devem:
  • apegar-se às doutrinas verdadeiras
1 Coríntios 11:2; 2 Tessalonicenses 2:13-15; 2 João 9.
  • viver segundo essas doutrinas
Mateus 7:21-23.
  • adorar em espírito e verdade
João 4:22-24.

Então, o que disse Jesus acerca da importância do crer e dos ensinos em que acreditamos?

E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. (Mateus 15:9)

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21)

Nicolaítas: pensa-se que foram os seguidores de um homem chamado Nicolau, possívelmente um dos escolhidos em Actos 6:3-7.

Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas. Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. (Apocalipse 2:15-16)

Similarmente Paulo escreveu

Qual era o "outro evangelho" que estava a ser ensinado na Galácia?

Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. (Gálatas 1:6-8)

Para ser um verdadeiro Cristão, você deve seguir Jesus, aprender a pensar como Jesus, tornar as crenças de Jesus as suas e os seus ensinamentos regras para a sua prória vida. Isto é sumariado por Pedro:

... acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. (2 Pedro 3:17-18)

Onde se coloca o limite?

Já que importa o que nós cremos, é tudo o que cremos importante? Algumas pessoas pessam que uma certa marca de automóveis é melhor que outras. É esta crença importante? Quando se toma assuntos de vida e morte em consideração (ex. a nossa relação com Deus), temos que determinar que crenças são importantes, e quais (como a melhor marca de automóveis) não são importantes para a salvação. Todas as pessoas tomam esta decisão - até aqueles que dizem que não tem importância; eles simplesmente decidiram que não há crenças importantes. E nisto discordam de Deus.

Aqui apresentamos uma lista de algumas das crenças (e acções que advêm delas) que Deus diz que são importantes:

  • fé em Deus
Romanos 1:17; Hebreus 11:6;
  • arrependimento
Actos 2:38; 17:30-31; Apocalipse 2:16;
  • baptismo
Marcos 16:16; Actos 2:38;
  • Jesus como Senhor
Actos 16:31; Romanos 10:9-10;
  • Jesus morreu pelos nossos pecados
1 Coríntios 15:3-4; 1 Pedro 3:18;
  • a ressurreição de Jesus
Romanos 10:9-10; 1 Coríntios 15:4;
  • a imoralidade é maligna
1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21;
  • amar a verdade
1 Coríntios 13:6; 2 Tessalonicenses 2:10.

Existem muitas outras mais que são discutidas noutros capítulos deste livro. Este capítulo não intenciona cobrir todas as crenças que são importantes, mas determinar que o que se crê tem importância. Como Jesus disse:

Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade. (Mateus 10:14-15)

Sumário

A verdade é importante! Deus importa-se o suficiente com a verdade para ter escrito a Bíbli ainteira para que podéssemos encontrar a verdade. Ao encontrarmos a verdade podemos adorar Deus com sinceridade de uma maneira que lhe seja aceitável.

Só o Cristianismo pode oferecer salvação - e somente o verdadeiro Cristianismo irá salvar-nos.

Neste capítulo não tentamos definir quais são as crenças verdadeira; simplemente mostramos que o se crê é importante. Ensinamentos importantes da Bíblia são discutidos em muitos capítulos deste livro.

Para reflectir

  1. Encontre alguns exemplos na Bíblia onde crenças erradas levaram as pessoas à morte.
  2. O que Jesus quis dizer quando disse que seria melhor para Sodoma e Gomorra do que para as cidades de Israel que recusaram-se ouvir a sua mensagem? (Veja Mateus 10:14-15).
  3. Consegue pensar nalguns exemplos de pessoas da Bíblia que mudaram as suas vidas porque descobriram que aquilo em que acreditavam estava errado?
  4. Um entendimento correcto das doutrinas é essencial para a salvação? Quais são as condições para a salvação? Veja Mateus 7:21-27; 25:34-46; Tiago 2:14-26.

Para investigar mais

  1. Imagine que tem uma nova correspondente que lhe escreve a dizer que ela é Cristã mas que não se importa acerca de doutrina porque tudo o que é importante é ser amável para com os outros. Ela pergunta-lhe o que acha acerca da doutrina. O que lhe enviaria juntamente com a carta?
  2. Tente escrever o que considera ser a sua base para decidir o que é doutrina verdadeira e o que é doutrina falsa. Pode ser de ajuda ler Mateus 22:29-32, 23:23 e Actos 17:11.
  3. Em Mateus 23:23 Jesus criticou os Fariseus por ignoraram as coisas mais importantes da lei. Existem coisas de maior peso na doutrina? Se sim como detectá-las?

Veja também:

10. Adoração

13. Idolatria

14. Santidade e obediência

15. Acontecimentos no Éden

53. Irmandade

Índice